Pensando nesses personagens que deixaram os videogames coloridos como um arco-íris, o MSN Jogos preparou uma galeria que resolveu ‘sair do armário’.



birdo

Armário 1: Birdo | Primeira Aparição: Super Mario Bros. 2

Não se engane apesar da cor rosa e do lacinho na cabeça, Birdo é um transexual. E a notícia de suas escolhas de vida diferenciada se espalhou pelo Reino dos Cogumelos como água do mar após tsunami. Resultado: o pobre bicho foi obrigado a esconder sua real sexualidade e dar uma de mulher. Na época de “Super Mario Bros. 2”, a Nintendo alegou que alteração foi devido ao conservadorismo que permeava a famosa sociedade dos fungos... Aham, senta lá Cláudia!






streets of rage

Armário 2: Ash | Primeira Aparição: Streets of Rage III

Enquanto a Nintendo representava os “valores familiares”, colocando entre os critérios para licenciar um game para o seu sistema a sexualidade, a Sega era ‘terra de ninguém’. Os jogos sempre chegavam com sangue, violência e temas polêmicos sem muitas restrições. A coisa mudou com chefão Ash, do “Streets of Rage III”, um marombado ao estilo Village People. Para o jogo chegar aos EUA sem polêmicas, o bofe foi retirado da fase! Porém, existem soluções pra tudo e ele ainda pode ser acessado por cheat.




poison
Armário 3: Poison | Primeira aparição: Final Fight

Se em outros casos, os personagens desapareceram ou foram modificados para não causar polêmicas quanto à sexualidade, o caso da Poison é exatamente o oposto. Para evitar problemas na receptividade do público americano, os produtores de “Final Fight” disseram que a personagem se tratava de um travesti. Pensaram eles que assim tudo ficaria bem e ninguém os processaria por ‘incentivar a violência contra as mulheres’. O tiro saiu pela culatra e a Nintendo considerou inaceitável ter uma Poison transexual na conversão do game...



fear effect

Armário 4: Rain Qin | Primeira aparição: Fear Effect 2 Retro Helix

Em 2001 os games já estavam mais maduros, abordando histórias mais ardilosas e permitindo ao jogador fumar um cigarrinho no controle de Solid Snake. Outro game, “Fear Factory 2”, colocou no palco uma protagonista declaradamente lésbica: Rain Qin. Para deixar as coisas mais enigmáticas, a relação da personagem com a outra protagonista, Hana Tsu Vachel, mexe com a imaginação de muitos jogadores...



kisses

Armário 5: Beijo de Persephone em Niobe | Primeira (e única) aparição: Enter the Matrix

Em uma cena do game “Enter the Matrix” a protagonista Niobe (Jada Pinkett-Smith) precisa passar por Persephone (Monica Bellucci) para prosseguir. As condições: que Niobe a beijasse como se fosse a pessoa amada. Após uma primeira tentativa enojada, a parceira de Ghost (Anthony Wong) beija a Persephone novamente! Para quem viu a trilogia, vai se lembrar de uma cena parecidíssima com o Neo (Keanu Reeves).



Gay Tony

Armário 6: Gay Tony | Primeira aparição: Episodes of Liberty City: The Ballad of Gay TonyEmpreendedor das noites de Liberty City, Anthony Price é poderoso e tem pulso firme para os negócios. Como seu apelido sugere, é gay assumido. Esta talvez foi uma das aparições mais brilhantes de personagens homossexuais em games. A sexualidade de Tony simplesmente serve como pano de fundo, enquanto o personagem tem valores e características marcantes, que independem de suas escolhas pessoais. Tudo a favor de um mundo heterogêneo nos games.


cho aniki


Armário 7: Cho Aniki | Primeira aparição: Cho Aniki

Um mundo florido, onde a beleza do homem é cultuada a cada instante é o que se vê no game “Cho Aniki”, lançado originalmente para o PC Engine em 1992. Visivelmente um tributo à cultura greco-romana da Idade Antiga, as situações do game sempre deixam os irmãos protagonistas em poses homoeróticas. As fases também foram todas inspiradas em cenas dramáticas e contemplação masculina. O lado homossexual está tão implícito quanto no relacionamento entre Alexandre, o Grande e o filósofo Aristóteles.


enchanted


Armário 8: Makoto | Primeira aparição: Enchanted Arms

Aluno da Enchant University, Makoto é assumidamente gay. Ciumento, impulsivo e nada criterioso, este também é um interessante e complexo personagem homossexual que apareceu nos games. Makoto tem seus altos e baixos e, tomar atitudes sem saber direito o que está fazendo, sempre se complica. Mas quem não tem defeitos, que atire a primeira pedra! Ou o primeiro joystick...


bioshock


Armário 9: Sander Cohen | Primeira aparição: BioShock

Sander Cohen é o típico homem de tempos antigos. Poeta, compositor, escultor e dramaturgo, o personagem tem um estilo sombrio, uma mistura de Charlie Chaplin mórbido com mímico. Desde que chegou à Rapture – local onde se passa “BioShock” – ele foi atingido pela loucura, se tornou um sadista com sede de sangue... Mas continua muito talentoso com suas esculturas horrendas.


red dead redemption

Armário 10: Quique Montemayor | Primeira Aparição: Red Dead Redemption

Well, well, well... Quem diria que em pleno o Velho Oeste, onde os vaqueiros mastigam capim e cospem por todos os cantos... Quem diria que num ambiente tão desfavorável ao homoerotismo como esse encontraríamos um gay?! Tá certo é um personagem menor, a participação é pequena, mas mesmo assim... Esses são os efeitos pós-“Brokeback Mountain”.

Feito por MSN Jogos