
Vamos conhecer um pouco sobre o Genius!
No começo da década de 70, criadores da empresa Atari desenvolveram um protótipo de jogo eletrônico de mesa, no estilo dos pinballs, com diversas luzes que deveriam ser pressionadas na sequência correta. Porém, tal idéia foi abandonada e não chegou a ser produzida. Poucos anos depois, o inventor Milton Bradley aproveitou a idéia, transformando o conceito em um brinquedo portátil e marcante, que foi ofertado a diversas empresas do setor.
A idéia de Bradley foi aprovada e lançada pela Hasbro, se transformando no maior hit do mercado de brinquedos no ano de 1978. Originalmente, o brinquedo tem o nome de Simon, derivado de uma brincadeira infantil chamada "Simon Says", conhecida no Brasil como "Siga o Mestre" ou "O Mestre Mandou".
No Brasil, a Estrela licenciou os direitos do jogo, e no ano de 1980 lançou o produto, usando o nome "Genius" e também alcançando enorme sucesso. Desde então, o Simon vendeu milhões de unidades, servindo de inspiração para diversos outros jogos, provas de gincanas televisivas, games de celular e consoles e etc (veja ao lado a imagem de uma versão "de bolso"). A simplicidade do conceito de jogo e o design clássico marcaram o Simon/Genius como um dos brinquedos mais populares do século XX, o transformando também em ícone da cultura pop!
Pra finalizar, algumas curiosidades e logo depois fotos de versões estangeiras do brinquedo:
- O lançamento do Simon se deu em uma festa na lendária discoteca Studio 54, em NY, no ano de 1978.
- A fase mais dificíl na versão original do brinquedo tem 31 repetições de luzes.
- O jogo aparece nos filmes "E.T." e "Férias Frustradas".
- Além do Brasil, alguns dos poucos países que modificaram o nome original são a Alemanha (onde o brinquedo é chamado de "Senso") e a Espanha (onde o nome é "Mi Amigo").

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seu comentário é muito importante para nós =D